A Polícia Militar desempenha um papel importante em operações conjuntas com outras forças de segurança, como a Polícia Civil, para desarticular organizações criminosas e realizar prisões. O trabalho envolve a utilização de técnicas de inteligência, estratégias operacionais e equipamentos adequados para enfrentar situações de risco.
Nesse sentido, uma operação conjunta realizada pela Polícia Militar, por meio do 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM), e a Polícia Civil, resultou na prisão de dois homens pelo crime de roubo e tráfico de entorpecentes, na manhã desta segunda-feira (27), no município de Igarapé-Miri.
A ação teve início às 11h, quando as guarnições realizavam rondas preventivas pela rua 7 de Setembro, momento em que avistaram um homem tentando fugir ao notar a aproximação das viaturas. Diante da atitude do indivíduo, a equipe o abordou, encontrarando na posse dele um simulacro de pistola e 16 porções de substância semelhante à maconha. Ao ser questionado, o suspeito confessou envolvimento em um roubo ocorrido em abril, onde várias semi-joias foram subtraídas de uma comerciante. Ele levou os policiais até o local onde as joias estavam escondidas.
Ele ainda indicou onde a guarnição podeeia encontrar o cúmplice dele no roubo. As viaturas da Polícia Militar, junto com uma equipe de policiais civis, dirigiram-se ao endereço citado pelo suspeito. No local, os militares localizaram o oitro homem e com ele foram descobertas 30 porções de substância semelhante à maconha e uma balança de precisão.
A dupla foi levado à Delegacia para os procedimentos legais. No total, foram apreendidos 46 porções de substância semelhante à maconha, uma balança de precisão, 52 brincos, três anéis, seis pingentes de semi-joias e um simulacro de pistola.