Ocorreu, nesta terça-feira (28), o ato de entrega de novos equipamentos e armamentos para a Polícia Militar (PMPA), incluindo motocicletas, radiocomunicadores e armamentos, acompanhados de acessórios. A cerimônia aconteceu no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém, e objetiva reforçar ainda mais o policiamento na capital e interior do Estado.
A Corporação recebeu 3,5 mil novas armas, sendo 3.387 pistolas Beretta modelo APX Full Size – CAL. 40mm e 113 pistolas Beretta CAL. 9mm. Junto com os armamentos, foram entregues 3,5 mil novos coldres e 3,5 mil novos porta carregadores.
As pistolas serão destinadas ao efetivo dos municípios de Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas e municípios adjacentes às referidas regiões. Além disso, também foram entregues 200 novas motocicletas para reforçar as ações ostensivas da Região Metropolitana de Belém, bem como 953 novos rádios comunicadores portáteis para melhorar a comunicação entre as unidades operacionais na realização da atividade fim.
“Inicialmente são 200 motos para atender a demanda geográfica da região metropolitana, onde a viatura de quatro rodas não consegue chegar. Essa é a primeira leva do total de 750 motos que foram adquiridas pela Polícia Militar e que em breve também chegarão aos grandes comandos do interior do Estado”, garantiu o Coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da PMPA.
“A gente já sabe que no passado recente a gente teve Belém e outras cidades do nosso estado na lista das 50 piores cidades do mundo. E hoje a realidade é totalmente diferente, levando-nos a entender que estamos no caminho certo. Com certeza temos muito a avançar e vamos continuar avançando porque os investimentos do governo do Estado não param na área da segurança pública e a gente vê o resultado. Com a redução da criminalidade, com vidas preservadas, com tropa equipada e motivada”, frisou o governador Helder Barbalho.
Além da aquisição das motocicletas, a Corporação recebeu mais 3,5 mil pistolas e conseguiu manter o mesmo preço do contrato de 2021, em que cada armamento custou para os cofres públicos o equivalente a R$2,1 mil, enquanto no mercado o preço médio do mesmo produto é de cerca de R$12 mil.
Esses investimentos robustecem as ações preventivas e repressivas, com foco em uma atuação técnica que tem resultado em apreensões de armas, drogas e na prisão de criminosos. A Polícia Militar continuará empenhada na missão de servir e proteger, e certamente o fornecimento de equipamentos e armamentos modernos contribui para a excelência na prestação do serviço.