O município de Afuá, situado na região do Marajó Ocidental, é conhecido pela vasta rede de rios e canais, que são vias primordiais de transporte e comércio. Esse contexto geográfico impõe desafios únicos para a segurança pública, exigindo da Polícia Militar (PM) uma adaptação de táticas e operações, garantindo, assim, a proteção tanto da população local quanto dos visitantes.
Nesse sentido, a 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM) vem intensificando o policiamento na região, a fim de combater crimes como o tráfico de drogas, contrabando, entre outros delitos em que os criminosos se aproveitam da complexa hidrografia da região para delinquir e evadir. Na última terça-feira (28), agentes da unidade apreenderam, durante abordagem em uma embarcação, a quantidade de 381,9g de entorpecentes.
Por meio de uma denúncia anônima, a guarnição de serviço foi informada que uma embarcação, proveniente de Macapá (AP), que atracou no trapiche do município, localizado no bairro Central, estava transportando drogas, que seriam comercializadas em Afuá. Segundo o relato, a droga, que estaria envolta em um embrulho, seria entregue a uma mulher. A equipe diligenciou até o local, onde localizou a embarcação, mas sem os passageiros. Durante abordagem ao responsável pelo navio, ele confirmou que havia uma encomenda para ser entregue a uma pessoa. Ainda completou dizendo que o frete do transporte seria pago no momento da retirada do pacote.
Ao ser averiguado o embrulho, foram constatados 361,5g de uma substância semelhante ao crack, dispostas em dois tabletes, assim como 20,4g de outro material similar à cocaína. Os agentes fizeram buscas na área, porém nenhum suspeito foi localizado. O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Afuá, onde a autoridade policial de plantão informou que ouvirá o responsável pela embarcação, e também analisará as câmeras de filmagem presentes no navio.