Visando combater atividades ilegais como o tráfico de drogas, contrabando e pesca predatória, a Polícia Militar vem robustecendo, diariamente, o policiamento fluvial. Este reforço possibilita patrulhas fluviais mais frequentes, com o uso de embarcações rápidas e bem equipadas, além da capacitação especializada do efetivo em técnicas de navegação e abordagem.
Na tarde de terça-feira (28), policiais da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), Unidade que integra o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), prenderam uma mulher por tráfico de drogas, no município de Juruti, situado no Baixo Amazonas. Na ocasião, foi feita a apreensão de 10,805kg de entorpecentes.
Ao ser realizada a abordagem preventiva em uma lancha, vinda de Manaus (AM) com destino a Santarém (PA), foram localizados, dentro de uma mala preta, no porão da embarcação, 10 tabletes de uma substância similar à maconha, totalizando 10,805 quilos. A dona da bagagem, com o intuito de fugir, desembarcou em Juruti, porém, de acordo com a lista de passageiros, o destino dela seria Santarém. Rapidamente, a guarnição realizou buscas na área e capturou a suspeita.
Durante verificação da documentação da abordada, foi encontrada uma passagem de avião de Fortaleza/CE até Manaus/AM, bem como o ticket da bagagem. Ela relatou que a passagem foi paga por uma outra pessoa, e que o objetivo era o transporte dos entorpecentes, para serem comercializados na região do Baixo Amazonas. Diante do exposto, a suspeita, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzida para a Delegacia de Polícia do município, onde foram realizadas as medidas pertinentes.
A ação evidencia a importância do policiamento preventivo e da constante fiscalização fluvial para a redução da criminalidade, especialmente o combate ao tráfico interestadual, modalidade criminosa da qual decorrem uma série de outros crimes graves, como o roubo e homicídio.