Visando garantir a ordem pública por meio da intensificação do policiamento ostensivo realizado em modalidades distintas, principalmente nas áreas de maior mobilização de pessoas devido ao feriado prolongado, a Polícia Militar reforçou ainda mais o policiamento em 16 localidades do Estado.
Diante desse cenário, o Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPA intensificou as ações ostensivas e preventivas no município de Capanema, nordeste paraense, para garantir a segurança e tranquilidade dos participantes da tradicional procissão de Corpus Christi, que é referência no Pará e no Brasil, reunindo milhares de pessoas.
Durante todo a operação Corpus Christi, que inicia hoje (30) e termina no próximo dia 3 de junho, policiais militares de diversas unidades da Corporação reforçam ainda mais as ações na cidade que é policiada, todos os dias, por equipes do 11° Batalhão de Polícia Militar (11° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII).
Procissão com tapetes coloridos
A ornamentação de tapetes é uma expressão de fé, transformada em obras de arte, geralmente confeccionadas com base de serragem e outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia. O tapete artístico por onde passa a procissão tem 1,3 km e essa modalidade de manifestação de fé no município completa 48 anos de tradição.
“Hoje é um dia muito especial aqui para Capanema, o dia de Corpus Christi. É uma referência, essa festa religiosa, essa festa católica, de Eucaristia, de comunhão entre as pessoas. Então, nenhuma intercorrência, todo o policiamento estrategicamente alocado. Em relação ao 11º BPM, além de Capanema, é responsável pelo policiamento de oito localidades e todos estão bem orientados no sentido de fornecer a melhor segurança dentro de uma estratégia de policiamento que nós já traçamos desde a semana passada”, explicou o comandante do 11° BPM, tenente coronel Lima Neto.