O Estado do Pará, devido à geografia única e vasta da região, com grandes rios, ilhas e igarapés, exige uma atuação específica das forças de segurança no que tange a proteção desse ambientes, sobretudo, na salvaguarda da população.
Visando esse cenário, a Polícia Militar do Pará vem intensificando ações preventivas e ostensivas nos setores rurais e ribeirinhos. O 9° Batalhão de Polícia Militar (9 ° BPM) realizou, na última sexta-feira (31), a Operação Paz nos Rios, no município de Breves, situado na Ilha do Marajó.
Com o firme propósito de preservar a ordem pública e aumentar a segurança na região, a operação tem como foco principal o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como a repressão à violência doméstica contra a mulher, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha.
O combate ao abuso e exploração sexual infantil é uma prioridade máxima. A PM está atenta a qualquer indício de violação dos direitos desse grupo, atuando de forma diligente para proteger os mais vulneráveis. Ações específicas são desenvolvidas para identificar os responsáveis por tais crimes, garantindo, assim, a proteção das vítimas.
No tocante à violência doméstica contra a mulher, a operação reforça o compromisso com a aplicação rigorosa da Lei Maria da Penha. As ações visam coibir qualquer forma de agressão ou abuso contra mulheres, proporcionando um suporte imediato e eficaz às vítimas. A conscientização sobre os direitos e as medidas de proteção disponíveis é parte integrante das atividades desenvolvidas junto às comunidades, além de Rondas Protetivas voltadas ao monitoramento de mulheres que tenham medidas protetivas de urgência, a fim de evitar a quebra pelos agressores.
Outro ponto a ser destacado diz respeito ao robustecimento do policiamento fluvial. Essa modalidade é fundamental para combater atividades ilícitas que possam ocorrer nas áreas aquáticas, garantindo a segurança de todos que utilizam essas rotas para transporte e comércio. As abordagens são realizadas de maneira criteriosa, visando tanto a prevenção quanto a repressão de delitos.
Por fim, a Operação Paz nos Rios representa um esforço conjunto da Polícia Militar e da comunidade de Breves para construir um ambiente mais seguro e justo para todos. A Corporação reafirma o compromisso com a ordem pública e a proteção dos direitos humanos, trabalhando constantemente para garantir a paz e a segurança na região. Reforça que a colaboração da comunidade, com informações e denúncias, é essencial para fortalecer as ações.