Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Departamento Geral de Operações (DGO), da Polícia Militar, destinou 54 policiais militares de diversas unidades da Região Metropolitana para reforçarem as ações ostensivas e preventivas no distrito de Mosqueiro, em Belém, durante o período do feriado prolongado de Corpus Christi.
Diante do aumento de fluxo de veículos e pessoas para a ilha, a Polícia Militar atua de forma conjunta e estratégica com os demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS), na fiscalização de veículos no pórtico de entrada de Mosqueiro, a fim de coibir a alcoolemia e outros crimes. Além disso, a PM realizou a operação “Tolerância Zero”, no período noturno, intensificando a fiscalização de bares e casas de shows.
As ações preventivas e repressivas durante todo o feriado prolongado, em Mosqueiro, contam com suporte e atuação integrada da PMPA, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC) e Guarda Municipal de Belém (GMB).
“A Polícia Militar, através do 25° BPM, recebeu 54 policiais militares de reforço pelo período da Operação Corpus Christi que, somando com efetivo da unidade, deu um total de aproximadamente 120 policiais militares diuturnamente fazendo a segurança dos moradores e visitantes na ilha de Mosqueiro, durante este feriado. O reforço está sendo empregado por meio do método de policiamento ostensivo direcionado, a partir de técnicas de análise criminal obtidas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal do 25º BPM”, explicou o comandante da unidade, tenente coronel Renato Brandão.
A Operação Corpus Christi termina amanhã (3), com o retorno do reforço policial às respectivas unidades de origem, e está ocorrendo nos distritos de Mosqueiro e Cotijuba – área do CPC II; nos municípios de Curuçá, Colares, Marapanim (Marudá) e Maracanã (Algodoal) – circunscrição do CPR III; Salinópolis e Ajuruteua – região do CPR VII; Abaetetuba (Vila de Beja), Barcarena, Mocajuba, Igarapé-Miri e Cametá – setores abarcados pelo CPR IX; além de Salvaterra e Soure no CPR XI, e Portel no CPR XII.