O serviço de Inteligência da Polícia Militar do Pará é fundamental para a eficácia das operações de combate à criminalidade no Estado. Este setor especializado da Corporação realiza análises detalhadas e monitoramentos constantes, permitindo a antecipação de ações delituosas para, assim, prevenir práticas que infrinjam as leis, bem como o surgimento e fortalecimento de organizações criminosas .
Diante desse cenário, uma ação conjunta realizada por agentes dos Comando de Policiamento Regional I e VIII (CPR I e CPR VIII) resultou, na manhã deste domingo (02), na prisão de um homem que transportava 33 tabletes de entorpecentes, no município de Anapu, sudoeste paraense.
A ação teve início quando a Agência de Inteligência Intermediária (A.I.I) do CPR I, localizado em Santarém, repassou informações à Agência de Inteligência do CPR VIII, situado em Altamira, sobre um veículo transportando entorpecentes na Rodovia Transamazônica.
Rapidamente, o CPR VIII acionou agentes da 16° Companhia Independente de Polícia Militar (16° CIPM), situada em Anapu, para que interceptassem o veículo. Segundo o setor de Inteligência, o carro estava em trajeto pela BR 230. De imediato a guarnição diligenciou pela rodovia até o ponto em que, passando pela Vila Acrolina, um veículo com as características repassadas no relato foi visualizado.
Foi feita aproximação e abordagem do condutor e passageira. Ao ser checada a documentação do motorista no Banco de Dados, foi constatado que ele estava cumprindo pena em regime semiaberto e que havia rompido a tornozeleira eletrônica. Indagada sobre a presença no carro, a mulher afirmou que estava apenas de carona, em direção a Belém.
Durante revista veicular, foram encontrados, dentro das portas do automóvel, 33 tabletes de uma substância semelhante à maconha do tipo "skunk", conhecida como supermaconha, pesando cerca de 33,425 quilos.
Ao ser questionado sobre os ilícitos, o condutor afirmou que adquiriu em Santarém e entregaria a uma pessoa na Capital, onde receberia a quantia de R$3.000,00. Ele ainda completou dizendo que o carro também seria entregue, juntamente com uma caixa de ferramentas, para a retirada das drogas que estavam nas portas.
Diante do exposto, o supeito, juntamente com o veículo e o material ilícito apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia de Anapu, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais.