Agentes do 51° Batalhão de Polícia Militar (51º BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI), realizaram, na tarde deste domingo (2), duas operações que culminaram na prisão de um homem e na apreensão de dois adolescentes, respectivamente, por porte ilegal de arma de fogo e crime análogo ao referido crime, no município de Dom Eliseu, região sudeste paraense.
A primeira ação ocorreu às 16h30min, quando os policiais estavam em rondas ostensivas por um balneário, no bairro Vila Nova, e avistaram um indivíduo que, ao notar a aproximação da viatura, tentou se esconder entre as pessoas que estavam no local. Diante da atitude, a PM abordou o homem e localizou uma pistola calibre .22. Perante os fatos, a guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão para os procedimentos legais.
Na segunda ação, os militares realizaram um bloqueio policial na rua Sete de Setembro e abordaram dois adolescentes que trafegavam de bicicleta. Durante a busca, encontraram, com um deles, uma arma de fogo caseira calibre 22, carregada com uma munição intacta do mesmo calibre, além de outra munição intacta no bolso do jovem. Diante dos fatos, a dupla foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Dom Eliseu para os procedimentos legais cabíveis.
A retirada de armas de fogo da sociedade reduz a violência e a criminalidade, aumentando a segurança pública e a confiança nas forças de segurança. Isso previne crimes e acidentes, especialmente entre crianças e adolescentes, promove uma cultura de paz, e enfraquece as organizações criminosas. Além disso, apoia a legislação de controle de armas, contribuindo para uma comunidade mais segura e estável.