Operação Efeito Dominó: PM apreende drogas nos municípios de Capanema e Quatipuru

Durante execução da Operação Efeito Dominó, agentes do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e do 75º Posto Policial Destacado, Unidades vinculadas ao Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), prenderam, na última segunda-feira (03), duas pessoas por tráfico de drogas, nas cidades de Capanema e Quatipuru. Na oportunidade, foi apreendida uma quantidade expressiva de drogas.

A referida operação tem apresentado resultados positivos no combate à criminalidade na região de circunscrição do 11º BPM, sendo uma importante ação estratégica, especialmente no que tange à repressão e prevenção do tráfico de drogas e à atividade de organizações criminosas. Coordenada pelo Departamento Geral de Operações (DGO), a ação tem demonstrado grande efetividade nas cidades do nordeste paraense, desarticulando redes de tráfico e apreendendo grandes quantidades de ilícitos.

Na primeira ocorrência, enquanto a equipe do Recobrimento do 11º BPM atuava na operação, um cidadão repassou informações aos policiais, relatando que um dos indivíduos, supostamente envolvidos em um homicídio que aconteceu no dia 29 de maio, estaria abrigado nas imediações do bairro São Pedro e São Paulo. A fim de apurar o relato, a guarnição deslocou até o endereço indicado.

Ao chegarem na residência informada, os militares visualizaram uma mulher no imóvel, a qual disse que o homem denunciado não estava no local. Ao ser feita uma averiguação da área, foram encontradas 42 porções de uma substância similar ao oxi e 11 invólucros de um material parecido com maconha, além de uma balança de precisão, embalagens para confecção das drogas e uma quantia em dinheiro. Diante disso, a mulher, juntamente com o material apreendido, foi conduzida à Delegacia de Polícia do município, onde foram realizados os procedimentos pertinentes.

WhatsApp Image 2024 06 04 at 14.55.59Foto: PMPA

Quatipuru

Na segunda ocorrência, militares do 75° Pelotão Policial Destacado (75° PPD), situado em Quatipuru, monitoravam, desde o dia anterior (02), movimentações a respeito do possível transporte de entorpecentes pela PA 446. Por volta das 15h, foi visualizado na via um homem conduzindo uma motocicleta de cor vermelha, sendo que, no momento em que ele percebeu a guarnição, manobrou o veículo na intenção de se afastar dos agentes. De imediato, a equipe acompanhou o motociclista, ordenando parada para abordagem e checagem dos documentos dele.

Durante o procedimento de busca pessoal, foram encontrados com ele, dentro de uma sacola, oito tabletes de uma substância prensada análoga ao “ Skunk”, também conhecida por “super maconha”, além de três pedras de um material parecido com oxi. Ao ser questionado sobre as drogas, o indivíduo afirmou que os traficava e que realizava o transporte dos entorpecentes a mando de outra pessoa, a qual não foi localizada. Diante disso, o suspeito, juntamente com as drogas, foi apresentado na Delegacia de Quatipuru, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais pertinentes.

WhatsApp Image 2024 06 04 at 14.55.58Foto: PMPA