O Núcleo Integrado de Operações (NIOP), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), é uma ferramenta auxiliar que colabora com o serviço policial, no sentido de conferir agilidade no atendimento e despacho de chamadas de urgência e emergência, feitas pelos números 190 e 193. O serviço funciona como uma extensão do Centro Integrado de Operações (CIOP), atuando no interior do Estado.
Nesse contexto, agentes do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), foram acionados, via NIOP, para atender uma ocorrência de ameaça, no bairro Santos Dumont, situado no município de Redenção. Durante o fato, um homem foi preso e uma arma de fogo foi apreendida.
Durante o patrulhamento preventivo, a guarnição de serviço recebeu o chamado, que informou sobre um suposto caso de ameaça, na avenida Paragominas, próximo da Perimetral, no bairro Santos Dumont. A vítima, que deslocou até o Batalhão onde funciona o NIOP, relatou que havia sido agredida fisicamente e ameaçada de morte pelo vizinho, com o uso de uma arma de fogo. Imediatamente, a guarnição diligenciou até o local indicado, onde visualizaram um homem que, ao perceber a viatura se aproximando, afastou-se de onde estava. Ele foi abordado e na calçada próxima a ele, havia uma arma de fogo de fabricação caseira, encostada no muro de uma casa.
O homem confirmou ser dono do armamento e apresentava sintomas de embriaguez, dificultando a ação da equipe. Diante disso, ele, juntamente com o armamento apreendido, foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foram encaminhadas as medidas legais.