A Polícia Militar, por meio da equipe de Policiamento Comunitário Escolar (PCE), do Comando de Policiamento Regional I (CPR I), participou, no dia 27 de maio, da 2ª Semana do Judiciário Fraterno. O evento ocorreu no município de Santarém, região do Baixo Amazonas.
A Escola Municipal Santa Maria Gorete foi palco de um importante ciclo de palestras, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) de Santarém, além da Comissão de Prevenção ao Trabalho Infantil da OAB. A Semana contou com diversos serviços voltados para a cidadania, incluindo duas palestras ministradas pela Polícia Militar e exposição de uma equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Pela manhã, os agentes dialogaram com 58 alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, abordando o tema "Desafios Para as Famílias". A ação destacou a problemática das drogas, com ênfase no uso de cigarro eletrônico e na utilização indevida das redes sociais. No turno da tarde, os militares enfatizaram, em uma turma com 53 alunos do Ensino Fundamental I, sobre formas de prevenir e evitar a ocorrência do bullying no ambiente escolar. Paralelamente, as demais instituições ofereceram outros serviços ao público presente.
A Polícia Militar, através de palestras e ações nas escolas, contribui para a formação cidadã dos alunos, promovendo a conscientização sobre questões importantes para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Além disso, essas iniciativas ajudam a criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, prevenindo comportamentos de risco e promovendo a cultura de paz.