O policiamento ostensivo preventivo, que por força de disposição constitucional é competência da Polícia Militar, é uma estratégia de ação essencial para inibir condutas delituosas. Por meio das ações planejadas e direcionadas, os agentes atuam com pontualmente, em áreas delimitadas, a fim de desarticular redes criminosas.
Na noite desta terça-feira (05), policiais da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME), unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), realizaram a prisão de um homem suspeito de comercializar entorpecentes, no município de Itaituba, região Sudoeste do Pará.
A equipe realizava o patrulhamento de rotina pelo bairro Bom Remédio, robustecendo a presença policial, quando visualizaram um indivíduo em uma motocicleta. O homem percebeu a aproximação dos policiais e acelerou a moto na intenção de fugir. A guarnição realizou o acompanhamento do suspeito, abordando-o em seguida. Durante a busca pessoal, foram encontrados cinco papelotes de substância análoga à maconha na posse dele.
Diante da situação flagrancial, o homem informou que estava indo entregar as substâncias. Questionado sobre haver mais material, ele confessou que guardava o restante na casa onde mora, que ficava às proximidades de onde ocorreu a abordagem. Os policiais deslocaram até a casa, onde foram encontradas 113 gramas de entorpecente análogo à maconha, seis gramas de substância semelhante ao crack, 32 gramas de material similar à cocaína, além de duas balanças de precisão, um notebook, quatro telefones celulares, um relógio de pulso e uma quantia de R$100,00 em espécie.
Diante dos fatos, o suspeito, os materiais apreendidos e a motocicleta foram encaminhados à 19ª Seccional Urbana de Itaituba, onde foram adotadas as providências legais, na forma da lei.