PMPA promove o I Seminário do Periódico Científico PMPA em Revista

IMG 9298Foto: PMPA

O Estado-Maior Geral (EMG) da Polícia Militar realizou, nesta quarta-feira (5), a cerimônia de abertura do I Seminário do Periódico Científico PMPA em Revista. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque-Guajará, em Belém.

A revista científica, que está na 3ª Edição, é apresentada com grande satisfação pelos “fios e rastros da história” e explora a temática da construção de identidade, defesa do ethos militar e a democracia como prática cotidiana no século XXI. Além de oficiais e praças da Corporação, outras entidades de pesquisa e ensino também prestigiaram o evento.

IMG 9315Foto: PMPA

“A gente entende que essa revista é um processo que marca a qualificação e o profissionalismo da Polícia Militar do Estado do Pará e nos permite conhecer o que a Polícia Militar vem fazendo do ponto de vista da produção do conhecimento”, avalia o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Clay Chagas.

Após assistirem a um vídeo institucional sobre a revista científica e entoarem a canção da PMPA, os participantes assistiram um ciclo de palestras com três temáticas: “A Polícia Militar entre os fios e os rastros da História do Grão-Pará", do tenente coronel Gaudêncio; “Tropas paraenses na tomada de Caiena”, da professora Doutora Magda Ricci; e “Polícia e Policiamento no Pará”, do professor Doutor William Gaia e do professor doutorando Diego Nazareno.

IMG 9307Foto: PMPA

Os quatro palestrantes foram reconhecidos e homenageados pelo chefe do EMG, coronel Ariel, com a entrega de plaquetas e certificados de agradecimento. “Agradeço e não posso deixar de mencionar nosso Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, que é o grande idealizador da Revista Científica, cuja confecção e publicação demonstra que nosso papel é pensar e formular estratégias para otimizar a pesquisa e extensão no âmbito da PMPA, criando requisitos e modelos a serem seguidos. E isso nós vamos buscar no esforço conjunto de uma equipe altamente capacitada e, acima de tudo, motivada para isso”, argumentou o coronel Ariel.

O terceiro periódico científico “PMPA em Revista” dá continuidade ao objetivo estratégico do Comandante da Corporação, Coronel Dilson Júnior, de incentivar e difundir o conhecimento teórico aplicável às estratégias organizacionais de gestão da segurança pública, dando oportunidade para que pesquisadores internos e externos possam trazer a ciência para dentro da realidade policial, fortalecendo esse diálogo tão necessário e proveitoso.

IMG 9302Foto: PMPA