O Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, subordinado ao Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), abriu as portas, na manhã desta quarta-feira (5), aos alunos da Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus, localizada no bairro Tapanã, em Belém. A turma, composta por 40 alunos, estava acompanhada de cinco professores e participou de uma visita guiada, que integra o projeto "Caminhos da História".
O projeto "Caminhos da História" tem o objetivo de promover a integração entre segurança pública e educação, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e educativa. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história e o legado da Polícia Militar do Pará, além de entender melhor o papel da Instituição na sociedade.
O Chefe do Centro de Memória da PMPA, Tenente Coronel João, destacou a importância da iniciativa para fortalecer os laços entre a Corporação e a comunidade escolar: "A iniciativa de projetos como o 'Caminhos da História' é fundamental para aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar, desmistificando nossa atuação e fortalecendo a confiança mútua".
A ação incluiu um tour pelas exposições permanentes do Centro de Memória, onde os alunos puderam ver de perto uniformes históricos, equipamentos antigos, documentos e fotografias que narram a trajetória da Corporação ao longo dos anos. Os guias também explicaram a importância dos valores e da disciplina militar, destacando a relevância da segurança pública para a manutenção da ordem e da paz social e que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos.
"É gratificante ver o interesse e a curiosidade dos alunos ao conhecerem mais sobre nossa história e missão", destacou o Capitão Leonardo, Chefe do Museu da PM. A Polícia Militar do Pará reitera o compromisso com a educação e a formação cidadã, acreditando que ações como esta são essenciais para construir uma sociedade mais segura, responsável e conhecedora do papel das instituições de segurança.
O Museu, que integra o Centro de Memória, tem a função de preservar a bicentenária história da Polícia Militar do Pará por meio de imagens, objetos, trajes e artefatos históricos. O Museu leva os curiosos em uma viagem intensa e informativa pelos momentos históricos da Corporação, desde a criação até os dias atuais. Os alunos e professores da Escola Edvaldo Brandão de Jesus aproveitaram ao máximo a visita e saíram satisfeitos com as experiências que tiveram durante o tour, enfatizando a importância do projeto.