Ocorreu, nesta quinta-feira (06), visita à sede do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), localizado em Mosqueiro, que passa por reforma visando a revitalização predial e a modernização de equipamentos para auxiliar o policiamento ostensivo.
Na ocasião, aconteceu reunião de gestão do Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, com o efetivo do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), onde o gestor agradeceu pelo empenho e ouviu o efetivo, tirando dúvidas e orientando quanto ao trabalho árduo de preservar da ordem que cabe à PM.
A política de gestão em vigor na Corporação tem priorizado estruturar a PM em todos os aspectos, o que envolve reforma e construção de prédios de unidades, qualificação do efetivo, aquisição de tecnologias e equipamentos modernos, que robustecem as ações estratégicas coordenadas pelo Departamento Geral de Operações (DGO) da Instituição, e também o diálogo aproximado com a tropa, que é essencial para a manutenção dos valores que instruem a PMPA.
Durante a visita, o Comandante-Geral evidenciou a importância das melhorias para os policiais e para a sociedade. "Estamos diariamente buscando proporcionar ao nosso efetivo as melhores condições para que possam desenvolver um trabalho de excelência para a sociedade, e ouvir as dúvidas e contribuições da tropa é essencial para direcionar as ações de gestão. O uso de tecnologias em prol da segurança é uma realidade no mundo, e nossa Instituição tem se tornado um referência na utilização, como as câmeras corporais. Avançamos muito e continuaremos", afirmou o coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral.
Com a reforma do prédio, a capacidade operativa será ampliada com a ativação do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), que monitora alertas emitidos por radares instalados nas rodovias estaduais e federais, acusando se o veículo está com registro de roubo/furto ou se há mandado de prisão em desfavor do proprietário. Além disso, os militares do 25º BPM estão equipados com as câmeras corporais, um instrumento auxiliar do policiamento que promove transparência sobre o serviço realizado e respalda o profissional quanto à legalidade da atuação.
"A reforma das instalações do 25º BPM é muito importante para o efetivo, na questão da valorização dos nossos policiais, melhorando o ambiente de trabalho, dando um local digno e moderno para os militares bem desenvolverem as funções. O quartel foi inaugurado em novembro de 1980 e nunca tinha passado por uma reforma como esta, que já adequou a unidade como polo, que formará 150 novos soldados do último concurso. Além disso, os avanços tecnológicos com a criação do Núcleo Estatístico de Análise Criminal, que faz o monitoramento das câmeras do CIOP na Ilha, além da checagem de mandados de prisão, bancos de dados criminais, aliado ao uso das bodycams pelos policiais da unidade, ferramenta que auxilia o militar na boa execução do servico", assinalou o tenente coronel Renato Brandão, comandante do 25º BPM.