No último sábado (9), agentes do 30° Batalhão de Polícia Militar (30° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), prenderam uma mulher por tráfico de entorpecentes no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, foram apreendidos 410 papelotes de drogas e três celulares.
O fato ocorreu durante o patrulhamento preventivo na rua Olinto Meira, situada no bairro Guanabara, quando a guarnição foi informada por um transeunte sobre a suposta comercialização de entorpecentes em uma vila de kitnets. Os policiais diligenciaram até o local indicado e, ao chegarem lá, visualizaram uma mulher que, ao notar a aproximação da viatura, retornou rapidamente ao interior da Vila, como se estivesse tentando evadir do contato com os agentes.
A equipe conseguiu alcançá-la e a abordou. Na posse dela, foram encontrados, em uma mochila que ela trazia consigo, 291 invólucros de uma substância similar à pasta base de cocaína, 118 papelotes e mais uma porção grande de um material análogo à maconha, além de três aparelhos celulares e a quantia de R$151,00 em espécie. Questionada sobre a origem do material, a suspeita alegou que seria entregue para outro indivíduo. Buscas foram feitas na área, porém ele não foi localizado. A mulher foi conduzida, junto com o material apreendido, para a Seccional de Ananindeua, para ser submetida aos procedimentos pertinentes.
Essa ação demonstra o compromisso da Polícia Militar em garantir a segurança da população e combater o tráfico de drogas no município de Ananindeua. A atuação proativa da guarnição, que respondeu rapidamente à denúncia de um cidadão, demonstra a importância da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança, resultando na construção de ambiente mais saudável e seguro.