III Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar encerra, em Belém

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.48.48Foto: PMPA

Visando requalificar militares que atuavam como instrutores no âmbito da Corporação, a fim de elevar o desempenho da função de Instrutor de Tiro Policial, além de buscar otimizar o processo de ensino-aprendizagem, nos termos das diretrizes de ensino da PMPA, aplicando o planejamento, metodologia e avaliação do ensino na doutrina própria, a Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira (10), a formatura do III Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar (III CIT - Requalificação).

A cerimônia ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque-Guajará, em Belém, e foi presidida pelo Comandante-Geral da Instituição, Coronel Dilson Júnior, contando com a presença de oficiais e praças da Corporação, além de familiares e concluintes.

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.48.43

Com uma carga horária de 87 horas/aulas, distribuídas ao longo de 9 dias letivos, a requalificação de 26 policiais militares, entre oficiais e praças, incluiu vários temas, abrangendo aspectos jurídicos, comunicação, informação, tecnologias, funções, técnicas e procedimentos em segurança pública, além de atividades complementares. As disciplinas foram ministradas de forma organizada, por meio de oficinas. A estrutura do curso priorizou a segurança, exigindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e enfatizando o Comportamento de Autoproteção. As técnicas de ensino utilizadas foram diversas, incluindo aulas expositivas, demonstrações, simulações, aulas práticas, sala de aula invertida e estudo de casos.

O Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Ricardo André, destacou o objetivo e a importância da capacitação para a Polícia Militar: “A missão primordial deste curso é a qualificação dos policiais militares, estabelecendo assim uma doutrina consistente na Instituição, permeando desde a formação inicial até os cursos de formação continuada e complementar. Neste momento de celebração, é importante refletir sobre nossa jornada e reconhecer os avanços significativos que alcançamos. Este é um momento de orgulho, gratidão e reconhecimento. Parabéns a todos os formandos, e que continuemos avançando juntos em direção a um futuro ainda mais seguro e promissor para nossa Corporação e para as comunidades que servimos”.

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.42.16

O primeiro colocado do Curso, Tenente Coronel Joaquim Barros, discursou sobre os desafios enfrentados durante os nove dias de requalificação: “Durante esse período, saímos da nossa zona de conforto, desconstruindo paradigmas para alcançar novas metas, para, assim, construir um conhecimento que não é estático, pelo contrário, está em constante movimento. E certamente, a partir de agora, continuaremos a incessante busca por aprender mais, com a consciência de que nunca saberemos tudo e que todo mundo tem algo para contribuir.”

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.43.06Foto: PMPA

De acordo com o Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), que é o setor responsável pelo planejamento, elaboração e coordenação dos cursos e capacitações da PMPA, somente neste ano, 49 oficiais e praças da Corporação, que exerciam a docência referente à disciplina de armamento, tiro e munição, foram requalificados. Somados aos 58 instruídos em 2023, são 107, ao todo. Isso representa o esforço da PM em qualificar continuamente o efetivo, a fim de que procedimentos operacionais padrão sejam adotados por toda a tropa.

“O compromisso da PM com a capacitação não é apenas uma prioridade atual, mas tem sido uma constante desde o início deste comando. O investimento no ser humano é fundamental para o fortalecimento e o progresso da Instituição. Neste momento, gostaria também de expressar meus agradecimentos aos líderes e coordenadores envolvidos neste curso, bem como a todos os policiais que se dedicaram ao aprimoramento de habilidades. Este é um testemunho do nosso compromisso com a excelência e com a segurança da comunidade,” pontuou o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.48.37

PMPA e COP-30
Em razão da cidade de Belém ter se tornado sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025, fato este que demanda o reaparelhamento e recapacitação variadas do efetivo geral da Corporação, torna-se oportuno o aproveitamento do pessoal qualificado nas variadas áreas do tiro policial para a difusão da nova doutrina de tiro policial nos cursos de formação de oficiais e praças, cujos concursos estão em andamento.

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.54.09

WhatsApp Image 2024 06 10 at 18.54.12