A Polícia Militar realizou, nesta terça-feira (11), solenidade militar alusiva ao 10° aniversário de criação do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE). O evento ocorreu nas dependências do estádio Jornalista Edgar Proença, o “Mangueirão”, em Belém, e foi presidido pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.
Prestigiada por autoridades civis e militares, a cerimônia foi marcada pela entrega da Láurea do Mérito Pessoal, dos certificados de Amigo do BPE, de Destaques Operacional, Administrativo e Policial Padrão.
A 3° sargento Denise Silva, uma das militares pioneiras do BPE, falou sobre a satisfação por ter sido agraciada como destaque operacional da unidade. “Eu fico muito feliz pelo reconhecimento e entendo que o mérito não é só meu, mas de toda minha equipe. Durante minha trajetória na PM e, em especial no BPE, muitos colegas contribuíram para o meu trabalho. Um trabalho de aprendizado e de saber escutar o outro. Lembro que em 2014, o BPE começou com mais de 200 policiais de várias unidades e que com o tempo foram se conhecendo melhor e se aperfeiçoando cada vez mais para garantir segurança e lazer para as pessoas”, comentou a militar.
Diante da necessidade da Polícia Militar possuir um batalhão capacitado e especializado para atuar em situações, onde a expressiva aglomeração de pessoas pudesse causar prejuízos à ordem pública, foi criado o BPE. A atuação da unidade abrange manifestações sociais, jogos de futebol, além de eventos culturais, artísticos e religiosos.
Na esfera da qualificação do efetivo, e 2014 ocorreu o 1º curso de operações em grandes eventos, com carga horária de 282 h/a, no qual foram formados 218 alunos, entre sargentos e oficiais. em 2023, ocorreu o 1º curso de ações em grandes eventos, com duração de 45 dias, no qual formaram 34 alunos, entre cabos e soldados. No mesmo ano, também ocorreram duas outras capacitações, qualificando um total de 56 alunos, entre praças e oficiais.
“O policial militar do BPE tem que atuar com tática e técnica para lidar com essa situação, onde o torcedor apaixonado, muitas vezes, age e faz coisas que no cotidiano não faria. E é importante frisar que não é só aqui no Brasil, como em qualquer outro país do mundo. Por isso, quase todos os policiais militares prontos do BPE realizaram cursos de Ações em grandes eventos ou outras capacitações, e nós temos a nossa meta de estender essa capacitação para os policiais militares dos outros COINTs, que atuam em conjunto com o BPE em diversos eventos”, explicou o comandante de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Marcelo.
Os investimentos da Polícia Militar e do Governo do Estado na unidade resultaram em um efetivo técnico e operacionalmente preparado que, atualmente, é de fundamental importância para a manutenção da paz e a preservação da ordem pública nos eventos dos quais participa. “Com o advento da Lei Geral do Esporte, em 2023, surgiram novas atribuições em que o Batalhão de Eventos deve cada vez mais se especializar. A gente já investiu em cursos de ações, de operações em grandes eventos. E hoje com a reforma e reestruturação do Mangueirão, a gente tem um batalhão de eventos muito bem instalado, com estrutura física de primeira qualidade, que proporciona condições para que o Batalhão de Eventos possa atuar”, assegurou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.