A Polícia Militar tem realizado diversas ações estratégicas para combater o porte e a posse ilegal de arma de fogo, considerando o uso para praticar crimes graves, como roubo e homicídio. Utilizando ações de inteligência, patrulhamento ostensivo, bloqueios em rodovias, abordagens a pessoas e veículos são estratégias empregadas para combater o tráfico de armas e entorpecentes. Além disso, a colaboração com a comunidade, por meio de denúncias anônimas, tem sido fundamental para localizar e apreender essas armas, fortalecendo a segurança e reduzindo a violência no Estado.
Nesse cenário, policiais militares da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME), unidade subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME), realizaram, na noite desta segunda-feira (10), a apreensão de uma arma de fogo e munição no município de Itaituba, sudoeste do Pará.
A ação foi desencadeada após a equipe receber informações indicando que um suposto grupo armado, composto por três a quatro pessoas, estava alojado em uma residência no bairro São Tomé, organizando-se para cometer roubos na cidade e possuindo diversas armas de fogo.
Rapidamente, a equipe chegou ao endereço indicado, sendo avistada por um dos homens que, ao notar a viatura, fugiu pelos fundos da casa e não foi localizado. Diante da situação, foi feita uma busca no local, encontrando-se um revólver calibre 38, carregado com uma munição do mesmo calibre.
A arma e a munição foram apresentadas na 19ª Seccional de Polícia Civil de Itaituba para a realização das formalidades legais. A PM continuam em diligências para localizar e prender os suspeitos.