A Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deu início à primeira capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-Combate) de nível básico. A preparação visa aprimorar habilidades técnicas e táticas dos agentes, para, assim, prepará-los para o atendimento emergencial em cenários de confronto armado. O curso, que começou nesta terça-feira (11), segue até o dia 13 de junho, no auditório do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), localizado em Belém.
A capacitação, ministrada pelo Major Begot, 3º Sargento Jefferson e 3º Sargento Rooned, é destinada a 21 militares de diversas unidades, sendo: Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), e Batalhão de Polícia de Eventos (BPE). Com uma carga horária de 30 horas, o treinamento abrange temas como atendimento sob confronto armado, cuidados táticos (M.A.R.C.H), evacuação tática e práticas simuladas, seguindo o protocolo TC3 (Tactical Combat Casualty Care), que visa tratar o ferido, evitar mais baixas e completar a missão.
O principal objetivo deste curso é desenvolver e aprimorar as competências dos policiais militares em APH-Combate. Esta formação é essencial para a prática do atendimento emergencial em situações de confronto, mas também para incentivar a capacitação contínua dos agentes, garantindo que estejam sempre preparados para os mais diversos cenários operacionais.
Além de proporcionar um treinamento técnico aprofundado, a capacitação também aborda a importância da história e evolução do atendimento pré-hospitalar tático no Brasil e no mundo, bem como os aspectos legais e éticos envolvidos no manejo clínico em operações de segurança pública. O curso inclui instruções sobre a composição e uso do kit individual de APH-Combate, preparação para evacuação tática e biossegurança aplicada ao atendimento emergencial, oferecendo uma formação completa e abrangente para os policiais militares.