Na tarde desta quarta-feira (12), foi realizada uma reunião estratégica no auditório do Departamento Geral de Pessoal (DGP), localizado no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém. O encontro teve como objetivo alinhar as ações preventivas a serem implantadas durante a festa de São João “Parárraiá”, que acontecerá no estacionamento do estádio Mangueirão. A reunião contou com a presença de autoridades e responsáveis pela segurança do evento, que discutiram medidas para garantir o bem-estar dos 280 mil participantes previstos para os quatro dias.
De 13 a 16 de junho, a capital paraense contará com um mega evento para agitar as festas juninas. O “Parárraiá” contará com uma grande estrutura e shows de grandes artistas do cenário regional e nacional. O evento é aberto ao público e promete grande participação popular.
O Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Neves, explicou a importância do planejamento operacional para os 4 dias de evento. “Essa reunião foi realizada para ajustar condutas e apresentar ao efetivo da Operação os tipos de ações e modalidades de policiamento que serão utilizadas. Também explicamos todo o perímetro que será policiado, que não se limita apenas ao local do evento. Estamos contando com o envolvimento e a dedicação de todos os Comandos intermediários da Capital. Temos plena certeza de que tudo se iniciará e terminará com tranquilidade, proporcionando segurança aos participantes, tanto na chegada quanto na saída de suas casas.”
O policiamento do evento será desenvolvido em três fases: A fase precursora, iniciando às 15h e seguindo até às 21h, a fase principal, que vai das 17h às 3h, e a fase finalizadora, que visa garantir a evacuação segura de todo o público. Para o espetáculo, a SEGUP empregará, além do efetivo militar, agentes dos demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. Somado a isso, equipes médicas e paramédicas, com 60 socorristas e 4 ambulâncias, estarão disponíveis para emergências.
O Comandante do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Tenente Coronel Afonso, ressalta o papel do BPE em mega eventos como esse. “Estamos aqui hoje para explicar como funciona a segurança em um evento dessa magnitude, identificando os pontos vulneráveis que necessitam de uma atenção especial com o objetivo de garantir o bem-estar de todos. O Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, nos designou a missão de coordenar essa operação da melhor maneira possível, garantindo que tudo ocorra com normalidade e tranquilidade ", finalizou.