A Polícia Militar entende a importância de incentivar e realizar diversos programas e atividades sociais de caráter preventivo, como por exemplo, o ‘Programa PMZITO’ que conta com ações que contribuem para formação de crianças e adolescentes em diversas temáticas ligadas à segurança pública, visando garantir um ambiente de paz e tranquilidade para a população.
Sob esta mesma missão, nesta quarta-feira (12), ocorreu o encerramento da I atualização e treinamento do manual do ‘Programa PMZITO’. A solenidade, que aconteceu no Auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, foi presidida pelo chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, Coronel Ariel Dourado. A mesa de honra contou com a presença do diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar do Pará (DPCDH), Coronel Francisco; o chefe do Departamento Geral de Administração (DGA), Coronel Magela; o Comandante do CPC II, Coronel Orlandino e o chefe da Controladoria Interna, Coronel Alfeu. A cerimônia também contou com a presença dos demais praças e oficiais da Corporação.
Dentro dos diversos tópicos abordados no programa, estão selecionadas as temáticas de Ética e Cidadania: Valores cívicos, éticos e morais; Direitos Humanos Aplicados; Estatuto da Criança e do Adolescente; Prevenção ao uso de drogas; Educação para o Trânsito, entre outras. Além de conter as atividades complementares, sendo elas: Atividades desportivas e de lazer, artísticas, culturais, realização de oficinas, dentre outras.
No decorrer do evento, o chefe do Estado-Maior destacou a importância da formação contínua dos militares e reafirmou o compromisso da PM em promover programas que impulsionam o conhecimento na área da segurança.
“É um prazer imensurável estar aqui nesse momento e falar da importância deste treinamento. O nosso comandante sempre dá valor a todas as atividades da Polícia Militar, tanto no âmbito do preventivo, quanto no operacional. Está sendo feito o primeiro manual do PMZITO, que vai dar oportunidade e nortear os nossos policiais nesse projeto tão valioso dessa Instituição bicentenária. Aos formandos, eu gostaria de parabenizar pela formação e dizer que conhecimento nunca é demais”, destacou.
Na ocasião, o diretor da DPCDH, também contribuiu com a sua fala sobre o programa. “Os monitores do PMZITO reafirmaram o que aprenderam no curso de monitor para trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, os quais possibilitam pôr em prática os ensinamentos adquiridos ao longo desse treinamento, inclusive dinâmicas voltadas para a formação de cada um, para, assim expandir o programa para todas as Unidades da Corporação”. ressaltou o Coronel Francisco.