CME conclui 1ª Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar de combate em Belém

O Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar concluiu, nesta quinta-feira (13), a 1ª Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-Combate), nível básico, em Belém. As instruções teóricas e práticas foram realizadas nas dependências do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no bairro Souza, em Belém.

WhatsApp Image 2024 06 13 at 12.51.12 1 1foto: PMPA

A 1ª turma, que teve como equipe de instrutores os policiais militares Major Begot, 3º Sargento Jefferson e 3º Sargento Rooned, foi composta por 21 militares que atuam no Comando de Missões Especiais (CME) e nos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), contando com uma carga horária de 30 horas-aulas. O treinamento abrangeu temas como atendimento sob confronto armado, cuidados táticos (M.A.R.C.H), evacuação tática e práticas simuladas, seguindo o protocolo TC3 (Tactical Combat Casualty Care), que visa promover cuidados táticos no atendimento e na retirada segura dos feridos.

A preparação visa aprimorar habilidades técnicas e táticas dos agentes para, assim, capacitá-los para o atendimento emergencial em cenários de confronto armado. Vale ressaltar que o APH de Combate possibilita o resgate em ambiente hostil, com o mínimo de equipamento necessário para a manutenção da vida, até a chegada a um suporte avançado, como ambulância ou hospital.

Captura de tela 2024 06 13 201145

“Neste primeiro momento, capacitamos militares do CME, CPC 1 e CPC 2. Na próxima turma deveremos ter militares dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE) e Ambiental (CPA). A ideia é capacitar o policial que está atuando na linha de frente das missões e que precisa ter noção básica para tentar socorrer e salvar um ferido. Pretendemos qualificar sete turmas no primeiro semestre e para o segundo semestre faremos o curso avançado de APH de combate, versão multiplicador. Um curso completo, voltado para os policiais que realizarem, com êxito, a capacitação básica”, pontuou o comandante do Bope, major Rocha.

Captura de tela 2024 06 13 201201