PMPA participa de lançamento do aplicativo IMEIGuard

IMEIGUARD 14 06 2024Foto: ASCOM PMPA

A Polícia Militar participou, nesta quinta-feira (13), do lançamento oficial do aplicativo IMEIGuard, que permitirá a consulta, através do IMEI de aparelhos celulares, da situação do equipamento, referente a estar ou não com registro de furto/roubo, durante abordagens policiais. O ato foi realizado pelo governador Helder Barbalho, junto com a vice-governadora Hana, no estacionamento do Mangueirão, e foi prestigiado por autoridades civis e militares.

Cerca de pouco mais de um mês em que os gestores da segurança pública estiveram reunidos para debater a implementação de um aplicativo voltado identificar celulares roubados/furtados, com o fim de os restituir aos proprietários, o lançamento efetivo do IMEIGuard representa a adoção da tecnologia em prol da segurança da sociedade. O aplicativo permite que, a partir do cadastro do código identificador de cada aparelho (IMEI), haja a vinculação do aparelho ao CPF do proprietário. Após o cadastro, os dados do celular ficam registrados no sistema, que poderão ser cruzados com os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

IMEIGUARD 14 06 24Foto: ASCOM PMPA

A Identificação Internacional de Equipamento Móvel, mais conhecida por IMEI, é um número composto, em regra, por 15 dígitos, que são únicos e globais. O registro permite a identificação do celular, sendo um documento de identidade para o dispositivo móvel. No momento em que um agente de segurança pública aborda uma pessoa, poderá verificar pelo ImeiGuard, se há registro de roubo ou furto do aparelho celular, tal como identificar o proprietário legal.

Até o próximo domingo (16) a Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos que integram a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), estarão orientando o cadastro no sistema nos acessos ao Mangueirão, e ainda, no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) instalado no estacionamento do estádio, para auxiliar a população no registro das informações.

APP IMEIGUARD 14 06 24Divulgação: PMPA