O Centro Especializado de Atendimento a Meninas e Mulheres Marajoaras (CEAME) é um espaço do Governo do Estado projetado para oferecer acolhimento, atendimento psicossocial e jurídico. Além disso, o local promove o encaminhamento das vítimas. A sede conta com assistência social, Defensoria Pública, apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, assim como a coordenação da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU).
Na manhã desta quinta-feira (13), ocorreu no município de Breves uma reunião promovida pelo CEAME para debater ações no combate à violência contra a mulher. O Comandante do 9° BPM, Tenente Coronel Morais, participou do encontro acompanhado pela equipe do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), a convite de Mariana Pereira, coordenadora do CEAME. O evento também contou com a presença de representantes de diversos órgãos, incluindo PC, a Defensoria Pública do Estado e a Fundação ParáPaz.
O principal objetivo da reunião foi apresentar a equipe do CEAME e esclarecer os serviços oferecidos pelo centro. Durante o encontro, foram discutidas estratégias e ações voltadas para o combate à violência contra a mulher. O Tenente Coronel Morais destacou as iniciativas preventivas que a PM, através do 9° BPM, vem realizando na região, com destaque para as palestras educativas promovidas pelo GPA, assim como as visitas técnicas de prevenção e segurança realizadas pelo Programa Pró Mulher em conjunto com o trabalho da Patrulha Maria da Penha.
Essas iniciativas visam reduzir os índices de violência doméstica e proteger as vítimas. A reunião reforça a parceria entre a Polícia Militar e os outros órgãos. Além disso, o encontro fortalece a importância da colaboração interinstitucional para o enfrentamento da violência contra a mulher, reforçando a necessidade de garantir os direitos que cada mulher possui.