A PM desempenha um papel importante no gerenciamento de crises, preocupando-se na qualificação constante dos agentes para lidarem com situações complexas, como as que envolvem reféns. O processo de negociação abrange um conjunto de técnicas voltadas para a preservação da vida e integridade física de todos os envolvidos na ocorrência.
Diante disso, nesta segunda-feira (17), policiais militares do 3º Batalhão de Missões Especiais (3º BME) e do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) realizaram uma ação conjunta, que resultou na prisão de suspeitos pelo crime de roubo, onde pessoas foram feitas reféns pelos criminosos. A ocorrência aconteceu em Castanhal, região metropolitana de Belém.
A ação iniciou quando uma equipe do 5º BPM informou, via rede de rádio, sobre a ocorrência de um roubo em via pública, na rua Alameda Visconde de Mauá, bairro Caiçara. A guarnição deslocou até o local, onde um parente das vítimas informou que um veículo preto havia sido roubado e que os criminosos estavam fazendo reféns os passageiros do carro. Além disso, conforme imagens fornecidas aos policiais, um automóvel branco estava no apoio dos suspeitos.
Durante as buscas, na Av. Altamira, a equipe conseguiu interceptar ambos os veículos, momento em que constataram a presença de reféns no interior de um deles, o carro preto. Diante da complexidade e delicadeza da situação, foi solicitado apoio de uma equipe do 3º BME, que isolou o local e deu início às negociações. Após verbalização com os suspeitos, eles liberaram as três vítimas.
Com os quatro suspeitos foram encontrados uma pistola calibre 9 milímetros, com numeração suprimida, 11 munições do mesmo calibre intactas, além de R$265 em espécie, três aparelhos celulares e pertences das vítimas. Os acusados, juntamente com todos os materiais e os dois veículos, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia do centro para que fossem realizados os trâmites pertinentes ao caso.