O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) iniciou, na manhã desta quinta-feira (20), o XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados. O Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, participou da cerimônia de abertura, que teve a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, dentre outras autoridades civis e militares. O evento, que segue até sexta-feira (21), acontece no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Foto: PMPA
O tema deste ano trata sobre “Sustentabilidade e Novas Tecnologias: o atual modelo de desenvolvimento”. A programação contará com nomes importantes do controle externo e do universo jurídico nacional e internacional. Realizado tradicionalmente há mais de uma década, o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados visa promover o aprimoramento permanente das atividades de fiscalização das instituições públicas do EstadoFoto: PMPA
“O Fórum já é um evento constante na agenda anual do TCE, onde é um espaço de diálogo e troca de experiências entre agentes de controle e gestores públicos. Com a sensibilidade do clima, e novas tecnologias, pretendemos fazer uma reflexão a respeito disso, tendo como necessidade imperiosa de repensar o papel de desenvolvimento, à luz dos desafios ambientais e das inovações tecnológicas que remodelam nosso mundo a cada momento. Teremos a oportunidade, enquanto gestores, controladores e cidadãos, de discutir assuntos relevantes para o conforto externo e para a administração pública, em prol do progresso do nosso estado, priorizando o bem-estar das presentes e futuras gerações”, discursou a Presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes.
Foto: PMPA
“As pessoas precisam estar junto com a floresta para que, efetivamente, seja sustentável na plenitude literal e transversal da palavra sustentabilidade. Nós não podemos imputar a responsabilidade apenas aos fiscais da floresta à custa da fome e das desigualdades sociais, nós queremos sim ver a revolução, não a industrial, e sim a revolução verde. E para isso, tem que haver financiamento voltado para o desenvolvimento climático, abarcando novas economias, de construção e soluções que cuidem das pessoas e que também protejam o meio ambiente. Portanto, está diante de nós esta bela e extraordinária oportunidade. Mas que não será efetiva e eficaz se não compuser um movimento. Um movimento de consciência da sociedade, com integração conjunta de todos os entes públicos”, afirmou o Governador do Estado.
Foto: PMPA