Força tarefa encontra Comandante e Subcomandante do 15º BPM em região de mata

O comandante e subcomandante do 15º Batalhão, major Jorge Campos e capitão Eder Santos, que estavam desaparecidos desde a tarde do último domingo (6), após realizarem uma viagem de helicóptero, foram encontrados na madrugada desta terça-feira (8). Além dos oficiais, os outros dois passageiros da aeronave também foram localizados sem ferimentos.

Os dois militares do 15º Batalhão, que não mais estavam em missão, retornavam em direção à Itaituba em uma aeronave particular que estava com vôo previsto naquela tarde. O helicóptero decolou no domingo (6), por volta das 15h45min e, durante o trajeto, por razões de segurança e devido ao mau tempo, a aeronave precisou realizar um pouso de emergência em um banco de areia.

O local fica há cerca de 75 quilômetros do aeroporto do município destino e é cercado pelo Rio Tapajós e mata fechada. Após o pouso de emergência, o piloto não conseguiu decolar e nem restabelecer a comunicação para solicitar o resgate.

Em decorrência do desaparecimento da aeronave, o Comandante-Geral da PMPA, em conjunto com o Comando do CPR X e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup-PA), imediatamente solicitaram apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), bem como determinaram o início das buscas por parte do efetivo policial na região.

Por volta das 3h desta terça-feira (8), avião da FAB localizou o helicóptero e enviou, em seguida, uma equipe de resgate que conseguiu encontrar os ocupantes próximos à aeronave. Apesar do susto, todos os passageiros estavam com vida e sem ferimentos. Eles passaram por avaliação médica e já retornaram para suas casas.

A fim de conversar com oficiais envolvidos no incidente, o comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, realizou uma reunião por videoconferência com a participação do Governador do Estado, Helder Barbalho, o titular da Segup, Ualame Machado, o Chefe do Estado Maior-Geral, Ronald Botelho, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Pedro Paulo e o comandante do CPR X, tenente-coronel Pedro Coelho.

O Coronel Dilson Júnior aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio das Forças Armadas que, de imediato, atenderam a solicitação da Polícia Militar nas buscas pelos passageiros. O Comandante-Geral da PM disse ainda que a rapidez durante o resgate é fruto da credibilidade que a Corporação tem como força auxiliar do Exército Brasileiro.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, externou alegria ao saber que os oficiais estão bem. ‘’Todos nós ficamos angustiados com as informações sobre o desaparecimento e por saber que a região é densa em floresta. Porém, eu fiquei profundamente feliz com a notícia de que vocês tinham sido encontrados e com saúde’’ concluiu.

WhatsApp Image 2020 09 09 at 08.32.32Foto: Rebeca Rocha - VC PMWhatsApp Image 2020 09 09 at 08.32.32 1Foto: Rebeca Rocha - VC PM

b40c3b5d a28e 46c4 9fdd df049efd7fa7Divulgação

37cfce88 76dd 4c34 b8a1 e82dc40a3a7bDivulgação