A violência contra idosos é uma triste realidade que ocorre em diferentes contextos sociais, interpessoais e familiares, afetando todas as classes sociais. Geralmente, essa violência está ligada à vulnerabilidade dos idosos e às dinâmicas de poder, causando impactos sociais, psicológicos, físicos e econômicos.
Consciente dos impactos danosos que esse crime causa à sociedade, a Operação Virtudes tem como objetivo proteger a integridade física e mental das pessoas idosas, intensificando e otimizando as ações dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS). A missão é empregar o efetivo para promover o enfrentamento à violência, com foco em locais onde haja possíveis casos, incluindo residências, instituições de acolhimento ou qualquer local onde este grupo vulnerável esteja em situação de risco.
A Operação ocorre no período de 18 de junho a 12 de julho. A Polícia Militar promove iniciativas específicas de enfrentamento à violência, como a condução de suspeitos de crimes contra idosos à Delegacia de Polícia, o reforço do policiamento ostensivo para coibir práticas de maus-tratos contra idosos, e visitas
Alguns exemplos da importância desta operação, ocorreram nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), quando militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), realizaram uma visita técnica em um centro responsável pelo acolhimento de idosos na cidade de Água Azul do Norte e uma visita à casa de um idoso na cidade de Rio Maria, ambos os casos não houve nenhuma ocorrência de violência.
Já no bairro São Felix 1, localizado em Marabá, agentes do 4º BPM notaram um homem que não se lembrava do local onde residia e pediu apoio para guarnição. Por meio do apoio da PM e dos vizinhos, a residência do cidadão foi localizada e o mesmo já se encontra com a família. Em Breves, policiais do 9º BPM realizaram rondas e visitas para certificar a segurança dos mais vulneráveis, porém nenhuma irregularidade foi monitorada pelos militares.