Nos dias 19 e 20 de junho, a Polícia Militar, por meio do 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM), participou da Capacitação de Agentes Públicos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social(SIEDS) e da Rede de Proteção em Abaetetuba, região nordeste do Estado. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP).
Além dos policiais militares, o evento contou com a presença de agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), representantes da Assistência Social de Abaetetuba e da Rede de Proteção aos grupos de vulnerabilidade.
De acordo com o assessor técnico do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), coronel Elson, a Segup quer preparar e integrar, ainda mais, a rede de atendimento a grupos vulneráveis para, dessa forma, melhorar o atendimento e reduzir os índices de crimes. “Atualmente, estamos avançando na questão dos direitos humanos. A proposta dessa capacitação é mostrar aos agentes de segurança pública, a importância da interação com a rede de proteção social. É essencial que esses agentes tenham conhecimento básico sobre como a violência se desenvolve, como surgem os grupos de vulnerabilidade social e qual o papel de instituições como CRAS, CREAS e CAPS”.
A capacitação cria uma ponte de entendimento e interação entre os diversos setores da segurança pública e a rede de proteção social. Durante o processo, os participantes têm a oportunidade de criticar e absorver críticas, promovendo uma compreensão mútua das funções de cada um. Essa conexão é fundamental para atender com eficiência e dignidade os grupos de vulnerabilidade social.