A Polícia Militar, por meio do Comando de Missões Especiais (CME), realizou, nesta sexta-feira (21), solenidade de aniversário do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq). A cerimônia ocorreu no auditório do CME, no bairro da Condor, em Belém, e foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.
Além de comemorar os 32 anos de criação do BPChoq, o evento foi marcado pela entrega da Condecoração da Medalha Tiradentes, Mérito de Bons serviços prestados, Láurea do Mérito Pessoal e homenagem aos novos veteranos da PMPA.
“O Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Pará é referência nacional no que tange ao Controle de Distúrbios Civis. Onde quer que um policial do Choque do Pará chegue, torna-se figura de destaque, seja operando, seja em ações formativas. E essa boa referência foi construída a muitas mãos, ao longos dos anos, por profissionais que se dedicaram em consolidar nossa doutrina de atuação”, pontuou o comandante do BPChoq, tenente coronel Euller.
Seguindo fielmente o primeiro refrão da canção da unidade “o BPChoq estará sob o manto da justiça, com firmeza e prontidão, dando à comunidade segurança e proteção”, este Batalhão atua como terceiro esforço policial, em ocorrências de grande complexidade para a restauração da ordem em situações de obstrução de via, motins, rebeliões, apoio ao cumprimento de mandados judiciais de reintegração de posse, eventos desportivos e patrulhamento tático móvel.
“É motivo de orgulho ver este prédio, muito bem cuidado e com seu espaço preservado. Mas isso só foi possível com a sensibilidade do nosso governador, que nos deu a oportunidade, na condição de Comandante-geral, de restaurar esse complexo, que estava abandonado desde 2008 e com telhado desabando, acumulando entulho, mato e muita sujeira”, frisou o Coronel Dilson Júnior.
O Comandante-geral relembrou, ainda, que o Complexo do CME abrigou nas décadas de 60 e 70 o antigo Batalhão de Destacamento. “Os mais antigos lembram que aqui na capital só existia o 1° e o 2° Batalhões. De Ananindeua para frente, até as divisas do Pará com o Mato Grosso, Maranhão, Amazonas, os policiais eram classificados neste Batalhão Destacamento”, concluiu.