Na tarde deste domingo (23), a Polícia Militar, por meio da Operação Sucuri, prendeu dois tripulantes em uma embarcação, do tipo rebocador, pelo crime de tráfico de drogas. O caso aconteceu em Juruti, região oeste do Pará. Durante a operação, foram apreendidos 20 tabletes de entorpecentes pesando cerca de 22,100 kg.
A guarnição Policial Militar realizava rondas preventivas navegando pelo Rio Amazonas, quando resolveu abordar uma embarcação nas proximidades da entrada de Juruti Velho. O veículo teria saído da cidade de Manaus-AM com destino à Belém. Durante as buscas, a equipe encontrou, no interior da embarcação na posse de dois tripulantes, três mochilas contendo material entorpecente.
Após a descoberta, os militares da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), solicitaram apoio de outras guarnições da 29ª CIPM e do 18º BPM. Indagados sobre os ilícitos, a dupla confessou que esta seria a sexta viagem transportando drogas para Belém.
Foram apreendidos 20 tabletes de uma substância análoga ao skunk, totalizando 22,100 kg. Os dois abordados receberam voz de prisão e foram conduzidos, com o apoio das demais equipes, à cidade de Juruti, onde foram apresentados, junto com o material apreendido, na Delegacia de Polícia Civil.
A Operação Sucuri é uma ação que visa, sobretudo, a repressão qualificada de ilícitos nos rios, os quais são frequentemente usados para o tráfico intermunicipal e internacional de drogas. As ações realizadas demonstram a eficácia das abordagens policiais e o compromisso da Polícia Militar, em combater o tráfico de drogas na região.