Atos transgressivos com o uso de drogas, bem como a violência apresentam-se como mazelas da sociedade. Dessa forma, cabe ao Estado, a partir de investimentos na educação, prevenir a população dessa problemática. Diante desse cenário, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), atua desde 2009 no município de Abaetetuba.
O Proerd é um programa educacional que age no âmbito de desenvolvimento infanto-juvenil, ministrado por policiais militares capacitados, visando contribuir para o reforço de valores morais e éticos, assim como conscientizar as crianças e os adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas, ilícitas e prevenção à violência. O Programa também age na prevenção da criminalidade, fortalecendo, dessa forma, a interação entre a Polícia Militar e a comunidade. O diálogo constante entre alunos, família e população embasam a construção de uma sociedade justa e condizente para todos.
O currículo do 5º ano tem como objetivo capacitar as crianças para realizarem tomadas de decisão positivas e resolver problemas ao desenvolverem habilidades socioemocionais e a prática da conversa com a família. Além disso, o Proerd, ao longo de 10 lições, aborda temas como bullying, pressão dos colegas e os malefícios do uso de entorpecentes.
Em virtude disso, a Polícia Militar do Pará formou, na manhã da última terça-feira (25), através do 31° Batalhão de Polícia Militar (31ºBPM), mais de 300 alunos no Proerd, ocorrido ao longo do primeiro semestre deste ano em Abaetetuba.
O evento contou com a presença de autoridades civis do Município e dos Comandantes do CPR IX, do 31°BPM e do 15° Grupamento Bombeiro Militar (15º GBM), além do Assessor Militar Educacional. Após a conclusão do programa, os alunos com as melhores redações foram condecorados e premiados com brindes.
Nos últimos anos, o município de Abaetetuba vem apresentando uma redução expressiva no índice de criminalidade na região. É indiscutível que a Polícia Militar, por meio do Proerd, tem um papel crucial na conquista desse marco alcançado, através da prevenção à violência e ao uso de drogas.