A Polícia Militar atua constantemente no arquipélago marajoara, por meio de ações estratégicas que levam em consideração os aspectos geográficos da região. Além disso, as equipes contam com o auxílio de denúncias para identificar possíveis embarcações facilitadoras do transporte e tráfico de entorpecentes.
Diante disso, nesta quarta-feira (26), militares da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ªCIPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), realizaram uma ação que resultou na apreensão de entorpecentes e na prisão de dois suspeitos no município Chaves, no Marajó ocidental.
Os policiais militares foram acionados pelo proprietário de uma embarcação que faz linha de transporte fluvial no trecho Belém/ Chaves. Ele relatou ter percebido dois embrulhos com um forte odor do que parecia ser substância entorpecente. Segundo o relato do proprietário, essas substâncias foram entregues por uma mulher ao cozinheiro da embarcação, com destino a Chaves, destinadas a outro homem.
O dono da embarcação percebeu que o possível suspeito foi até a embarcação fazer a retirada de uma encomenda. Desconfiado do conteúdo, solicitou que os pacotes fossem abertos, porém o indivíduo se recusou. O suspeito confessou que se tratava de substância ilícita.
Em seguida, a guarnição foi acionada e iniciou diversas diligências para localizar o suspeito. Após denúncia de moradores informando que o suspeito estaria em uma residência abandonada próximo a uma área de mata, ele foi encontrado e ele admitiu receber drogas regularmente de Belém, sendo transportadas pelo cozinheiro da embarcação.