O Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec) da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Telemática (Ditel), deu início, nesta quinta-feira (28), à capacitação de 102 oficiais para operar o novo sistema de rastreamento de viaturas.
As instruções continuam até amanhã (29) e ocorrem no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, visando capacitar os policiais militares quanto à instalação, configuração e utilização da ferramenta em todas as suas versões (Web, Desktop e Mobile).
Para esta primeira fase de treinamento, 102 oficiais que atuam na Região Metropolitana de Belém (RMB), foram divididos em quatro turmas e realizam exercícios de consultas de localização de viaturas e rastreamento em parâmetros de data e hora fornecidos pelo instrutor, além de retirada de dúvidas.
“Diferentemente do sistema antigo, o novo sistema de rastreamento Helios, tem uma melhor performance, melhor layout. É uma tecnologia mais avançada, trabalha com 5G e possibilita uma maior velocidade, um delay muito menor na questão de atualização da posição das viaturas”, avalia o major Kaydson.
As capacitações na Corporação seguem as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para as ações formativas na área de segurança pública e as instruções do novo sistema dispõem de aulas expositivas, dialogadas e práticas. Por isso, cada aluno precisou levar um notebook ou celular smatphone para acesso ao sistema de rastreamento.
“O sistema Helios vem junto com o pacote da locação de viaturas e oferece a rastreabilidade dos veículos, o que facilita o bom andamento do serviço e a fiscalização de onde estão as guarnições. Além disso, a gente consegue, através dessas informações de posicionamento, fazer um planejamento, fazer um direcionamento do nosso serviço policial militar”, avaliou o Diretor da Ditel, Tenente Coronel Mesquita.
A efetivação do novo sistema de rastreamento de viaturas da PMPA é mais uma conquista da corporação, que tem recebido, ao longo dos últimos cinco anos, diversos investimentos como construção e reforma de unidades, aquisição de novos veículos, pistolas e equipamentos, além de valorização da tropa, por meio de melhores condições de trabalho e disponibilização de cursos e capacitações.