O procedimento de abordagem policial refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas por agentes investidos por lei, visando lidar com situações rotineiras, até intervenções mais complexas. A abordagem envolve uma combinação de habilidades de comunicação, avaliação de riscos e controle de cenário, de acordo com protocolos estabelecidos.
Na noite de quinta-feira (27), agentes do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), apreenderam, no município de Itaituba, uma arma de fogo do tipo pistola. Na ação, um homem foi preso por não apresentar o documento de porte do armamento.
Durante rondas de prevenção ativa, nas imediações do bairro Vale do Piracanã, a guarnição visualizou um homem com um objeto por baixo da camisa, denotando a silhueta de uma arma. A fim de averiguar o caso, os agentes se aproximaram dele e realizaram uma abordagem.
Durante o procedimento, foi constatado que o objeto se tratava de uma arma de fogo do tipo pistola, da marca Taurus, cal. 9mm. Ao ser questionado sobre o documento de porte do armamento, ele informou que só possuía a posse em seu nome. Diante disso, o homem, juntamente com o armamento apreendido, foi conduzido à Seccional do município, onde foram tomadas as medidas legais.