A intensificação das operações de combate ao tráfico, realizadas pela Polícia Militar, têm sido cruciais para a desarticulação de organizações criminosas, refletindo um compromisso constante da Corporação em enfrentar o crime organizado de maneira decisiva.
Equipes do 35° Batalhão de Polícia Militar (35° BPM) efetuaram, na noite de sexta-feira (28), no decorrer da Operação Sucuri II, a apreensão de 50 quilos de drogas no município de Santarém. Durante o fato, os agentes também apreenderam 20 munições calibre 9mm e um veículo de luxo.
A ação teve início por meio de informações de inteligência do Comando da 29° CIPM, onde, após monitoramento da área fluvial e relatos de populares, foi descoberto que uma balsa de Manaus com destino a Santarém, estaria transportando dois veículos com drogas, e atracaria no Porto do Quinco, localizado na av. Transmaica, bairro Uruara.
De imediato, o Comando do 35° BPM montou uma operação com o intuito de averiguar a veracidade do relato. Quando as equipes chegaram no Porto, a embarcação descrita anteriormente já estava atracada. No local, havia apenas um carro que foi retirado e estacionado em frente a balsa.
Ao ser questionado, o gerente da embarcação informou que os dois carros estavam sob a responsabilidade de outra pessoa, e que, um pouco antes da PM chegar, uma dupla havia levado um carro, porém, quando o suposto proprietário da carga percebeu a aproximação das viaturas, empreendeu fuga e deixou o outro automóvel no estacionamento. Buscas foram feitas no perímetro, mas não foi possível localizar nenhum dos suspeitos.
Durante averiguação do veículo deixado, foram encontradas, dentro do porta-malas, duas caixas contendo 43 tabletes de uma substância semelhante à maconha, nove tabletes de outro material análogo ao crack, assim como 20 munições cal. 9mm.
Todo o material apreendido foi apresentado na 16° Seccional de Santarém. O gerente da embarcação também foi conduzido para a Unidade Policial, a fim de prestar mais esclarecimentos sobre a carga ilícita transportada na embarcação.