A Polícia Militar do Pará desempenha um papel importante na luta no combate a organizações criminosas no Estado. As operações rotineiras e pontuais são projetadas para impedir os planos desses grupos criminosos, contribuindo significativamente para a redução da criminalidade e demonstrando o compromisso da Corporação com o bem-estar social da população.
Em decorrência disso, na noite do último sábado (29), agentes do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional X (CPR X), realizaram a prisão de indivíduos, suspeitos de integrar organização criminosa, em Itaituba, região sudoeste do Estado. Com eles, foram apreendidos entorpecentes e uma arma de fogo.
Durante rondas preventivas, a guarnição tomou conhecimento, através de denúncias anônimas, de que um suposto membro de organização criminosa havia chegado ao distrito de Crepurizão, com o objetivo de vingar o comparsa dele, morto em confronto com policiais militares daquele distrito no dia 15 de junho, bem como concluir a missão de executar membros de grupo criminoso rival. Diante do potencial risco, a PM realizou diversas diligências para identificar o suspeito.
Enquanto diligenciavam, os agentes foram informados que outro indivíduo, integrante da mesma organização criminosa que o primeiro suspeito, estava prestando apoio logístico àquele, fornecendo alimentação e alugando quartos para moradia. A equipe policial intensificou as buscas na área e avistou o homem descrito nas denúncias entrando em um hotel.
Ele foi abordado e ao ser questionado sobre o que tinha ido fazer lá, ele respondeu que tinha ido entregar alimentação para uma pessoa que não sabia dizer o nome. Os policiais determinaram ao homem que indicasse em qual quarto tinha deixado a refeição. Após uns instantes, o suspeito que estava homiziado abriu a porta do quarto e foi abordado pelos policiais, que fizeram a revista no interior do quarto, encontrando um revólver com seis munições, em cima do colchão, além de 103 gramas de substância semelhante ao crack, 28g de entorpecente análogo à maconha, uma balança de precisão e um aparelho celular.
A dupla foi conduzida ao Posto Policial Destacado de Crepurizão, onde o indivíduo negou que tivesse ido para lá com o objetivo de executar rivais ou policiais, acrescentando que tinha ido somente para comercializar entorpecentes e levou os agentes até a casa de um suposto revendedor das substâncias lícitas. A PM conseguiu encontrar o referido homem na Avenida Principal, em frente a um bar. Após abordagem pessoal, foram localizadas, em um dos bolsos do indivíduo, duas porções de substância semelhante à maconha e cocaína. Todos os suspeitos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia local para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.