A Polícia Militar vem, nos últimos seis anos, capacitando e aprimorando rotineiramente o efetivo, promovendo, assim, a valorização de cada servidor da Instituição, onde, a partir disso, visa adotar um padrão de excelência na qualidade do serviço prestado à sociedade paraense.
Na manhã desta terça-feira (02) aconteceu, no Quartel do Comando Geral (QCG), a formatura de 29 militares, dentre eles oficiais e sargentos, no III Curso de Operações de Radiopatrulhamento. A solenidade ocorreu no auditório do QCG, situado em Belém, e contou com a presença do Comandante-Geral da PM, autoridades militares, civis e familiares dos formandos.
Promovido pelo Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), juntamente com o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), O III Curso de Operações de Radiopatrulhamento teve como foco a especialização policial aliada ao respeito à dignidade da pessoa humana, onde enfatizou os procedimentos operacionais padronizados em vigor na Corporação. O curso transcorreu durante 37 dias, contando com uma carga-horária de 372 h/a, divididas entre curso, estágio operacional e visita técnica institucional para Cuiabá (MS).
O Comandante do CPC I, Coronel Getúlio, ressaltou a importância do curso para o aperfeiçoamento da tropa, elevando, dessa maneira, a produtividade no serviço. “Além de qualificar o efetivo, com conhecimento e técnicas de suma importância para o serviço policial, o curso possibilita o aumento na eficiência do trabalho, através da troca de aprendizado e prática adquiridos com instrutores e doutrinas assimiladas. Hoje, o Radiopatrulhamento é uma ferramenta crucial para a atuação militar, desde técnicas de abordagem até o gerenciamento de crises”.
Os concluintes receberam brevês do Curso de Operações de RP e do Comitê Brasileiro de APH em Combate. Além disso, os três primeiros colocados do curso receberam honras e certificado do Comandante-Geral e autoridades da Corporação. “Estamos no caminho certo com os investimentos feitos pelo nosso governador, Helder Barbalho, e pelo nosso secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Delegado Ualame Machado, além de todo um planejamento feito dentro da Corporação, com a captação e execução de recursos. Como eu sempre venho frisando, não adianta apenas comprar novos equipamentos, viaturas ou construir um quartel do zero. Se não tivermos investindo no principal capital da nossa Instituição, que é o ser humano, simbolizado pelos senhores e senhoras aqui hoje concluindo esta capacitação, não teríamos alcançado a excelência que a PM tem hoje a nível nacional. Tenho muito orgulho, na condição de Comandante-geral, em fazer parte desse time vencedor”, ressaltou.