PMPA realiza formatura de 542 militares nos Cursos de Aperfeiçoamento e de Adaptação à Graduação de Sargentos

WhatsApp Image 2024 07 03 at 18.43.37 1Divulgação: PMPA

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), realizou, nesta quinta-feira (3), solenidade militar alusiva à formatura de 542 policiais militares, concluintes dos cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e de Adaptação à Graduação de Sargentos (CGS).

O CAS PM ocorreu em três diferentes pólos, sendo Belém, Santarém e Castanhal, e formou 100 militares. Já o CGS foi realizado em Belém, Santarém, Castanhal, Marabá e Itaituba, e teve 442 concluintes. A formatura dos 542 policiais militares ocorreu simultaneamente nos respectivos polos de formação dos agentes.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 18.43.36Divulgação: PMPA

Em Belém, a cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, e foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), no bairro Marco, em Belém. Além dos formandos e familiares, autoridades civis e militares também participaram do evento, que foi marcado pelo reconhecimento do trabalho dos instrutores e dos alunos que mais se destacaram nos estudos em ambos os cursos.

“As senhoras e senhores estão prontos para enfrentar as responsabilidades e os desafios da carreira policial. Continuem buscando o conhecimento, pois o conhecimento não tem hierarquia. Continuem aprimorando as habilidades e mantendo sempre os valores que aprenderam aqui. Lembrem-se de que ser sargento é, acima de tudo, servir com honra e dedicação à sociedade”, falou o Chefe do DGEC, Coronel Ricardo André, durante discurso aos formandos.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 18.43.37 3Divulgação: PMPA

Curso de Adaptação à Graduação de Sargentos
Teve início no dia 04 de abril, contendo na malha curricular 17 disciplinas presenciais e 11 complementares, distribuídas em palestras realizadas via ambiente virtual de aprendizagem, totalizando uma carga horária de 571 horas-aula, de acordo com as normas de ensino vigentes na PMPA.

Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
Foi iniciado no dia 15 de abril, e abrangeu 16 disciplinas presenciais e 10 complementares, ocorridas através de palestras realizadas via ambiente virtual de aprendizagem, totalizando uma carga horária de 436 horas-aula.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 18.43.37 2Divulgação: PMPA

“O CAS e o CGS são dois cursos de suma importância para a ascensão funcional dentro da carreira policial militar, sem os quais o policial não consegue a tão sonhada promoção. Um curso que virou divisor de águas na nossa Corporação. Durante a qualificação, que é mais duradoura que uma especialização, o policial pode reviver as técnicas de tiro, melhorá-las e ir para o estande fazer a prática de tiro. Ao mesmo tempo, têm acesso a novas tecnologias, como o uso das câmeras corporais e o estande virtual, que é uma nova técnica de treinamento de tiro que apresenta diversos cenários, o que prepara o policial para lidar com conflitos diversos”, avaliou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 18.57.39Divulgação: PMPA