Desde o ano de 2019, o Governo do Estado aumentou de forma expressiva o investimento na área da segurança pública, com o objetivo de garantir maior tranquilidade aos paraenses, combatendo as ações criminosas e reduzindo, consideravelmente, os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) em todo o território paraense.
Nessa vertente, a Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Estado, fez de junho o melhor mês da linha histórica, desde janeiro de 2010, quando os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, passaram a ser divulgados oficialmente.
O Pará vem apresentando reduções consecutivas nos números absolutos de CVLIs, que abrange os crimes de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte, desde o mês de abril deste ano, quando o Estado registrou o melhor mês na linha histórica. Maio, então, superou abril e agora, junho superou a redução de todos os meses anteriores, desde o mês de janeiro de 2010.
Um marco histórico que vai muito além da análise de números estatísticos, somente. Significa a supressão da cultura da violência, a preservação de vidas, a garantia da paz social e a esperança de dias cada vez melhores em nosso Estado. Não se trata somente de coibir a prática desses delitos, mas de preservar vidas, o que é ainda mais satisfatório.
Os excelentes resultados obtidos pelas forças policiais e de fiscalização estaduais que, desde 2019, elevaram a efetividade da segurança pública paraense, estão intimamente relacionados aos investimentos expressivos do governo estadual em logística e no capital mais importante: o material humano. Somou-se a modernização de equipamentos e instrumentos usados pelos agentes à capacitação continuada do efetivo, com foco na Doutrina Internacional de Direitos Humanos.
“Nós saímos de 4 mil homicídios, em 2018, para menos de 2 mil homicídios em 2023. Muito mais do que estatística, nós estamos falando de vidas humanas preservadas. Pessoas que continuam, como nós, saindo de casa, voltando, convivendo com as famílias, graças à atuação diuturna dos profissionais de segurança pública, em especial dos policiais militares. Atuando isoladamente nós somos vencíveis, atuando de maneira integrada nós somos imbatíveis”, expressou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.
Nos últimos anos a PMPA sofreu expressiva estruturação, com a valorização dos agentes em todos os aspectos. Isso reflete na atuação nas ruas, com a intensificação de operações realizadas, formação inicial, continuada e complementar, aquisição de materiais e equipamentos, além do investimento realizado na renovação da frota de carros, motos e embarcações. Isso tudo resulta em mais segurança e paz social.