A Polícia Militar carrega o compromisso de combater crimes ambientais e coibir ameaças à biodiversidade amazônica. Para alcançar esse objetivo, operações como ‘Curupira', ‘Gaia’ e ‘Impacto nos Rios’, entre outras, estão sendo realizadas pela corporação, visando combater ações criminosas que causem impacto para o meio ambiente.
Além das ações preventivas, a PMPA também integra operações de fiscalização de crimes ambientais com outros órgãos. Nos dias 18 de Junho a 02 de Julho, militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA), juntamente com os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram uma operação conjunta, denominada ‘Operação Protetores dos Biomas’ no Estado do Pará.
A operação contou com 21 policiais que, realizaram a fiscalização de diversos veículos, com o objetivo de combater o transporte ilegal de produtos florestais e outras atividades ligadas a crimes ambientais no Estado. Com isso, foram efetuadas 201 fiscalizações, 28 pessoas detidas para responderem pela prática de crimes ambientais e 25 veículos foram recolhidos.
Além disso, foram apreendidos 597 m³ de madeira, realizados 96 autos de infração, atestado 5.102 kg de excesso de peso e cumpridos cinco disque denúncias de crimes contra a flora e fauna no interior do Estado.
As áreas de atuação dos agentes, além das estradas das rodovias BR-010, BR-316 e PA's, se expandiram também para os municípios de Santa Izabel, Castanhal, Igarapé-açu, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Mãe do Rio, Acará, Barcarena, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Paragominas, Ulianópolis e Dom Eliseu.