Na manhã deste sábado (06), foi lançada, oficialmente, a “Operação Verão 2024”, considerada a maior ação anual do Sistema de Segurança Pública do Pará. O evento aconteceu na base móvel do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia, em Salinópolis.
A Polícia Militar reforçará a segurança pública com um efetivo que conta com mais de 2 mil policiais, que serão empregados em mais de 60 localidades em todo o Estado, entre municípios, distritos e balneários, locais estes conhecidos por receberem um grande fluxo de pessoas no período das férias de julho.
A Operação, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), tem como principal objetivo garantir o bem estar da população, reforçando a segurança com ações pontuais de abordagem e fiscalização, a fim de garantir a diversão das famílias que buscam as praias e balneários para aproveitar esse período. Ao mesmo tempo, busca-se promover o combate à criminalidade de forma preventiva e repressiva.
“Para este ano, a PM reforçará a segurança dos veranistas com mais de dois mil policiais. Sabemos que o Pará é bastante visitado neste período, inclusive por pessoas de outros Estados. Então, trabalharemos diuturnamente para garantir a segurança de todos que estiverem aproveitando o período de férias aqui. Mais de 60 localidades serão reforçadas com o robustecimento da tropa, garantindo, dessa maneira, a prevenção ativa da população e, acima de tudo, prevenindo crimes de todas as espécies. A atuação integrada dos órgãos de segurança do Estado é de suma importância para o sucesso desta Operação, especialmente para manter a redução contínua de delitos, principalmente os crimes violentos letais intencionais”, frisou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
Em Salinópolis, está ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), montado na praia do Atalaia, próximo ao "atalho da Sofia”. O CICC dispõe de uma sala de monitoramento para observar de forma ampliada e acompanhar a movimentação nas praias e na cidade, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas nos principais pontos da cidade.
Isso facilita a comunicação entre os agentes envolvidos na operação, assegurando o repasse em tempo real de informações que possam contribuir para a manutenção da ordem, garantindo segurança e tranquilidade.