Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Militar do Pará integra a força-tarefa de combate à violência no município de Jacundá, no sudeste paraense.
Tropas do Comando de Missões Especiais (CME) da PMPA, do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Divisão de Homicídios e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, além de outros órgãos de fiscalização estadual, intensificam as ações preventivas e repressivas na região para identificar e prender os envolvidos em crimes ocorridos em Jacundá, neste domingo (7).
Cerca de 30 agentes de segurança pública que integram as forças policiais de nosso Estado desembarcaram hoje (8), no município a fim de coibir, de forma conjunta e estratégica, qualquer tentativa de intimidação aos moradores da localidade.
De acordo com o Secretário de Segurança, Ualame Machado “as investigações continuam, já estando bem adiantadas, com uma linha investigativa bem traçada para que possamos em breve dar uma resposta e, também, garantir o aporte da segurança pública, com agentes, helicóptero e toda a estrutura sendo disponibilizada para o município de Jacundá, para que as equipes possam trabalhar”, avaliou.
Resultados
Já nas primeiras horas de atuação do reforço de tropas especializadas da PM e PC em Jacundá, foram apreendidas munições e quantidade expressiva de entorpecentes. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município e a intensificação do policiamento e das investigações na região irão continuar nos próximos dias.
Além disso, investigações da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) e Núcleo de Inteligência (NIP), culminaram na prisão de um dos suspeitos de estarem envolvidos nos crimes em Jacundá. Ele foi preso no Estado de Santa Catarina e será interrogado para prestar esclarecimentos sobre a real motivação dos crimes, assim como a identificação dos demais integrantes do grupo do qual fazia parte.