PM participa de inauguração de toten da Segurança Pública em Salinas

Ocorreu, neste sábado (13) a inauguração oficial do toten de segurança pública, no município de Salinópolis, região nordeste do Estado. O evento foi presidido pela Vice-Governadora Hana e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, entre as quais estava o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

Participaram da solenidade outros oficiais e praças que atuam na região, entre eles o comandante do 44⁰ Batalhão dale Polícia Militar (44⁰ BPM), tenente coronel Alberto. A ação faz parte das estratégias do Governo do Estado para garantir a segurança da população paraense, incluindo as cidades mais procuradas pelos turistas no período do veraneio.

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.37Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.39Foto: PMPA

A implantação dos totens de segurança integra o Projeto "Cidades Inteligentes", e objetiva fortalecer a parceria com os municípios, a fim de potencializar as ações preventivas de segurança pública. Para isso, emprega intensivamente as novas tecnologias, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial. Com esta entrega, o Governo contabiliza mais de 50 totens distribuídos por todo o território paraense.

O equipamento de videomonitoramento possui quatro câmeras fixas, que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado. O equipamento permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro Integrado de Operações da SEGUP, o Ciop. O Totem conta ainda, com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.37 1Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.38Foto: PMPA

Funcionalidade
O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras do Ciop. A ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato. Além disso, o Totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti-vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.

CICC
O coronel Dilson Júnior também acompanhou a Vice-Governadora durante uma visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde a gestora pode conhecer o funcionamento da estrutura montada pelo Governo, com a visualização em tempo real das imagens captadas pelo Totem recém entrege, para otimizar as ações de segurança pública no município de Salinópolis durante o veraneio.

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.39 1Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 07 13 at 21.04.38 1Foto: PMPA