A preservação da ordem pública é um dos deveres do Estado, e cabe à Polícia Militar desempenhar esse importante papel. Contudo, a sociedade também possui uma fundamental participação social no viés da segurança pública, dever consignado na Constituição Federal, como sendo responsabilidade de todos, e desta forma, a comunidade não pode deixar de usar os meios que o Estado disponibiliza, como o 190 e o 181, para, assim, realizar de forma segura denúncias de ilícitos penais, a fim de que a Polícia Militar possa averiguar.
Visando cumprir o papel constitucional, agentes do 44º Batalhão de Polícia Militar (44º BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), prenderam, na madrugada desta segunda-feira (15), um homem por porte ilegal de arma de fogo. Na ocasião, uma pistola da PM foi recuperada, juntamente com um carregador contendo 15 munições.
Após receberem informações anônimas, relatando que um homem estaria armado nas proximidades de um estabelecimento, os militares realizaram diligências para apurar o fato. Durante rondas pelo local indicado, um homem, com as mesmas características repassadas na denúncia, foi visualizado pela área, próximo de uma residência.
Ao ser feita abordagem dele, foi encontrada, na mochila que ele carregava, uma pistola 24/7 da marca Taurus, patrimônio da Polícia Militar do Pará, juntamente com um carregador municiado com 15 projéteis. Diante do relato, ele foi apresentado, juntamente com o armamento e munições apreendidos, na Delegacia de Polícia local, onde foram elaborados os procedimentos pertinentes ao caso.