O tráfico de entorpecentes é uma prática criminosa que gera violência, destrói famílias e desestabiliza comunidades. Para combater esse delito e, consequentemente, os efeitos devastadores que dele resultam, a Polícia Militar do Pará realiza rondas ostensivas rotineiras, visando prevenir e reprimir a atuação de criminosos, garantindo maior segurança e bem-estar para a população.
Nesse sentido, nesta segunda (15), militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento de Capital I (CPC I), efetuaram a prisão de um homem por tráfico de drogas no bairro Guamá, em Belém.
A ocorrência iniciou durante rondas ostensivas pela passagem Santa Fé, momento em que a guarnição avistou um homem que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou evadir do local. A partir disso, a equipe prontamente realizou o acompanhamento do indivíduo e conseguiu alcançá-lo. Após a busca pessoal, foi encontrado com o suspeito uma sacola contendo 67 porções de uma substância análoga à cocaína, além da quantia em dinheiro no valor de R$17,00 reais.
Diante do flagrante, o suspeito, juntamente com o material apreendido, foi conduzido até a Seccional do Guamá para as devidas providências. O 37º BPM tem realizado operações constantes para combater crimes diversos, especialmente o tráfico de drogas, que resulta em outras práticas delituosas graves, como o homicídio e o roubo. O fortalecimento da ostensividade policial, bem como as rondas estrategicamente planejadas, conforme a estatística criminal, têm se revelado como mecanismos que auxiliam na obtenção de resultados positivos no combate à criminalidade na região de circunscrição da unidade.