Na manhã desta terça-feira (16), o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) realizou uma importante reunião de alinhamento sobre a operação “Preservação da Vida”, que objetiva combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com foco em aumentar a segurança e reduzir a criminalidade na região.
O encontro contou com a presença de diversos comandantes, incluindo o subcomandante do CPC I, Tenente-coronel L. Araújo, o Comandante do 1º BPM, Tenente coronel Freitas, o subcomandante do 28º BPM, Major Wanzeller, a comandante do 37º BPM, Major Erika, e o subcomandante do 20º BPM, Major Felix. Juntos, os gestores discutiram pontos estratégicos e planejamento da operação, que será desencadeada ainda hoje.
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) representam uma categoria de crimes graves, que afetam diretamente o direito à vida, fundamental para qualquer cidadão. Podem ser citados, com exemplo, o homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, que é o roubo seguido de morte. A redução dos CVLIs é um indicador importante que denota a eficácia das políticas de segurança pública nesse sentido, demonstrando uma diminuição dos atos de violência extrema.
A operação “Preservação da Vida”, nesse contexto, visa não apenas combater essas modalidades criminosas, mas também proporcionar uma maior sensação de segurança para a população, especialmente por meio do fortalecimento da ostensividade policial em pontos estratégicos. A atuação conjunta e coordenada das diversas unidades do Comando de Policiamento da Capital I será de fundamental importância para o sucesso dessa iniciativa. Com essa operação, o CPC I reforça o compromisso com a segurança pública e a preservação da vida, buscando resultados efetivos na diminuição dos crimes violentos e na melhoria da qualidade de vida da comunidade paraense.