O motopatrulhamento da Polícia Militar do Pará é uma modalidade de policiamento bastante eficaz no combate ao tráfico de drogas e outros crimes. Com o uso das motocicletas, além de denotar agilidade no serviço, os policiais também conseguem acessar áreas congestionadas e de difícil acesso com mais rapidez, permitindo, dessa maneira, a eficácia da ação policial e a ostensividade nos bairros.
Na última terça-feira (16), uma equipe de motopatrulhamento do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) prendeu um homem por tráfico de drogas no município de Barcarena, Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, foram apreendidos 389 invólucros de entorpecentes.
Após receber uma denúncia anônima, informando que no Ramal do Cupuaçu, próximo de uma igreja, alguns homens estariam supostamente comercializando drogas, a guarnição deslocou até o endereço, a fim de apurar o relato. De acordo com informações de populares, essa área é conhecida pelo intenso tráfico de entorpecentes.
Com o apoio da viatura do oficial de dia, foram feitas incursões na área citada, momento em que foram visualizados três homens comercializando os ilícitos. Ao ser feito um cerco para interceptar o trio, os agentes conseguiram abordar um deles, ao passo que os outros dois conseguiram fugir. Buscas foram feitas na área, porém a dupla não foi localizada.
Com o abordado, foram encontrados, dentro de uma sacola plástica, oito papelotes de uma substância similar à cocaína. Em ato contínuo, ele ainda apontou diversos pontos no perímetro em que estava o restante da droga, sendo encontrados 90 invólucros de um material similar ao crack, bem como 291 unidades de outra substância análoga à maconha, totalizando 329 gramas.
Diante dos fatos, o suspeito, juntamente com todos os entorpecentes apreendidos, foram apresentados na Delegacia de Vila dos Cabanos, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais.